sexta-feira, 21 de junho de 2013

Toda revolução começa com uma faísca



Nesses últimos dias, o Brasil inteiro tem ficado surpreso assistindo à uma revolução ainda sem nome, mas que tomou conta do país todo, e que, provavelmente, estará em vários livros de história daqui a uns anos. Essa onda de manifestos começou em São Paulo, contra o aumento das tarifas de ônibus em 20 centavos. Os jovens se manifestaram de tal forma, e os protestos tomaram uma proporção tão grande que esses manifestos não eram mais pelos 20 centavos e reuniu ricos e pobres, até mesmo aqueles que nunca andaram de ônibus. A questão do aumento das tarifas foi apenas a gota d'água, o que fez com que mais de cem cidades do Brasil resolvessem sair às ruas e lutar por um país melhor. 


O povo brasileiro finalmente acordou, ou, como a frase que eu vi no Facebook: "Colocaram Mentos na geração Coca-Cola". Essa frase é simplesmente genial. O Brasil está cansado de pagar cada vez mais impostos e não ver melhoria alguma na nossa saúde, educação, transporte e segurança. Afinal, pra que hospitais e escolas se temos uma Copa do Mundo vindo por aí? É disso que o brasileiro cansou. Corrupção, impunidade, a PEC 37, o aumento dos homicídios, os gastos com os estádios para a Copa, nosso IDH são excelentes motivos para se sair às ruas e lutar.

Essa semana tenho visto fotos de manifestações pacíficas pela internet que até emocionam. Pessoas que realmente querem um país melhor. Porém, não está sendo assim em todos os lugares. Incendiar o Teatro Municipal do Rio e a Assembleia Legislativa são atitudes que não vão melhorar nossa situação. Às vezes, penso que há pessoas que não sabem nem pelo que estão lutando. "Hoje, o Brasil mostrou que está a um passo de virar o Coringa. 'Eu quero apenas correr atrás do carro; se eu alcançá-lo não sei o que fazer'".

Em São Vicente estão sendo organizadas algumas manifestações, só que muitas pessoas já mudaram completamente o foco desses protestos, tornando a situação fora de controle. As pessoas estão se aproveitando dessa situação para praticar violência, provocando o medo por toda a cidade. As escolas estão liberando os alunos quase todos os dias, pois as vans e os ônibus pararam de circular pela cidade. Supermercados sendo saqueados, assaltos, ônibus sendo queimados e até mesmo vidas sendo postas em risco. Só que nada disso parece ser uma solução nem uma mudança positiva para a sociedade. 


Bom, tentei ao máximo colocar o que eu penso em um texto, mas acho que tem muito mais coisa que eu não consegui expressar, porque a situação tá tensa. Não fui em nenhuma manifestação aqui em São Vicente, pois não tem condições, a violência tá falando muito mais alto do que o espírito de revolução e de evolução. Mas, quem puder sair às ruas pacificamente e lutar por um país melhor, vá, porque de uns dias para cá, eu comecei a ter um pouco de esperança de que o Brasil vai passar por mudanças positivas. Só depende de você.

Bisous, Giovanna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário